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FÍSICA

A Física é uma das ciências que estudam os fenômenos naturais, e se ocupa da compreensão das relações entre energia, matéria, luz, calor e movimento. Seus fundamentos encontram-se nas idéias desenvolvidas por Galileu Galilei – método experimental, Isaac Newton – atração gravitacional, James Clerk Maxwell – teoria eletromagnética da luz, Albert Einstein – teoria da relatividade, e outros. Na atualidade, o corpo de conhecimento da Física está dividido em vários campos: Mecânica, Óptica, Termologia, Acústica e Física Moderna, e vem sendo empregado com diversas finalidades e em diferentes áreas, como é o caso do desenvolvimento de tecnologias na Ciência da Computação e na Medicina ou a formulação de modelos na Biologia e na Química. Dentre as perspectivas de atuação do graduado em Física, merecem destaque a Pesquisa Científica, o Magistério (Ensino Médio e Superior), a Física Médica (Radioterapia e Radiodiagnóstico), a Instrumentação Científica, a Eletrônica Aplicada, a Computação Científica, a Meteorologia, a Econofísica (Mercado Financeiro), Polícia Científica e a Metrologia.

GRADUAÇÃO EM FÍSICA

O curso de Física visa dar condições ao aluno de ser um bom profissional de ensino de física e atuar em atividades científicas e tecnológicas, em áreas ligadas à física.

O graduado em física deve ter uma sólida formação neste campo, com visão ampla e crítica do desenvolvimento histórico, científico e tecnológico da física e vivência em atividades de ensino e pesquisa.

  •  Físico-Pesquisador (Modalidade: Bacharelado): Ocupar-se-á preferencialmente da pesquisa básica ou aplicada em universidades ou centros de pesquisa.
  • Físico-Educador (Modalidade: Licenciatura): Dedicar-se-á, preferencialmente, à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja na atuação sua no ensino escolar formal ou no desenvolvimento de recursos para a educação científica, tais como vídeos, “softwares”, ou outras linguagens de comunicação.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES

Competências Gerais

  •  entender a Ciência como um processo histórico, desenvolvido em diferentes contextos sociopolíticos, culturais e econômicos;
  • compreender a Física como uma das linguagens da Ciência (portanto, uma forma de expressão do pensamento), e o conhecimento físico como constructo e manifestação da cultura humana;
  • reconhecer as relações do desenvolvimento da Física com o de outros domínios de conhecimento sistematizado, tecnologias e instâncias sociais, especialmente contemporâneas;
  • reconhecer a influência da Física no (re)dimensionamento dos contextos cultural, social, político e econômico do mundo moderno;
  • compreender os fundamentos do método experimental e da fenomenologia;
  • ter um bom domínio da linguagem da Física: seus códigos e definições, suas leis e princípios e a sua expressão matemática;
  • compreender os fundamentos das tecnologias e processos produtivos modernos: a técnica e os princípios científicos;
  • ter condições de empregar os instrumentos e o corpo de conhecimento teórico e experimental da Física no estudo de fenômenos e processos de diferentes natureza;
  • demonstrar comprometimento ético e responsabilidade social no exercício profissional;

Competências Específicas: Físico-Educador

  •  compreender o papel social da escola;
  • compreender o papel do educador;
  • dominar conteúdos pedagógicos;
  • conhecer de instrumentos que conduzam ao aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • conhecer de instrumentos e conteúdos que conduzam à investigação e compreensão de fenômenos educacionais;

Habilidades Gerais

  •  conhecer a História e a Filosofia da Ciência;
  • conhecer a História e a evolução das idéias da Física;
  • compreender e utilizar a linguagem da Física: elementos de representação simbólica (notação, códigos etc.) e formalismo matemático (relações funcionais, gráficos etc.);
  • elaborar sínteses e esquemas estruturados para descrever problemas;
  • compreender os fundamentos da Física: definições, leis e princípios fundamentais;
  • compreender a metodologia experimental e fenomenológica: a constituição do objeto de estudo –observar, representar, descrever etc., o estabelecimento de relações entre propriedades do fenômeno e a sua interpretação –relacionar, estimar, medir, quantificar, interpretar etc., a transposição de conhecimento –aplicar, inferir, deduzir, generalizar, solucionar etc.;
  • formular e encaminhar a solução de problemas, experimentais ou teóricos, empregando instrumentos laboratoriais ou matemáticos apropriados;
  • propor e aplicar modelos físicos, reconhecendo seus domínios de validade;
  • planejar e realizar experimentos e medições;
  • ter familiaridade com as tecnologias de informação e comunicação;
  • dispor de noções de linguagem computacional;
  • conhecer fontes de informação técnico-científica (livros técnicos, periódicos especializados, bancos de dados etc.);
  • empreender estudos bibliográficos ou documentais;
  • avaliar a qualidade de dados e integrar informações;
  • ter familiaridade com os meio apropriados para a comunicação e divulgação do conhecimento sistematizado (ainda, demonstrando consistência, clareza, precisão e objetividade): artigos científicos, relatórios, monografias, seminários etc.;
  • avaliar o impacto do conhecimento técnico, científico e tecnológico em diferentes contextos;
  • atuar em equipes multidisciplinares;

Habilidades Específicas: Físico-Educador

  • desenvolver recursos didáticos para o ensino da Física;
  • planejar e conduzir diferentes abordagens de ensino para promover a aprendizagem da Física (experimentação didática, resolução de exercícios etc.);

PÓS-GRADUAÇÃO EM FÍSICA

A Pós-graduação em Física consiste numa oportunidade para a continuação dos estudos nessa área. Há duas modalidades de pós-graduação: a stricto sensu, que visa o aprofundamento da formação inicial do graduado em Física com a sua introdução na pesquisa científica (básica ou aplicada), e a lato sensu, de natureza igualmente abrangente, mas de caráter profissionalizante. Os cursos stricto sensu compreendem os níveis de mestrado e doutorado, enquanto que os lato sensu, os de especialização ou aperfeiçoamento (atualização capacitação ou treinamento). Visite o site da Pós-Graduação em Física e do Mestrado Profissional em Física da UEM.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O curso possui duas habilitações: licenciatura e bacharelado, A 1ª e a 2ª séries são idênticas. O aluno só faz a opção na 3ª série. Terminada a licenciatura/bacharelado, com mais um ano, o aluno pode terminar a outra habilitação.

Na licenciatura (4ª série), as disciplinas Instrumentalização e Prática de Ensino (estágio) preparam o aluno para o exercício do magistério. No bacharelado (4ª série), na disciplina Trabalho de Graduação, o aluno desenvolverá um trabalho teórico e/ou experimental, sob orientação do professor em uma área específica da física, de seu interesse.

Quanto as atividades do licenciado e bacharel em Física pretende-se que os profissionais formados no curso de sejam capazes de:

  • Ensinar física, nos níveis: fundamental, médio e superior;
  • Pesquisar e desenvolver novos materiais para uso tecnológico;
  • Desenvolver teorias para explicar fenômenos do mundo físico;
  • Interpretar fenômenos e prever resultados ligados a processos industriais;
  • Assessorar indústrias, outros profissionais e pesquisadores;
  • Associar-se a outros profissionais para constituir grupos multi-disciplinares capazes de projetar equipamentos, sistemas e técnicas complexas, que envolvam diversos aspectos científicos;
  • Trabalhar em hospitais e clínicas na área de física médica;
  • Formular e elaborar estudo, projeto ou pesquisa científica básica e aplicada, nos vários setores da Física ou a ela ligados, executando direta ou indiretamente as atividades resultantes desses trabalhos;
  • Orientar, dirigir, assessorar e prestar consultoria a empresas, fundações, sociedades e associações de classe, entidades autárquicas, privadas ou do Poder Público, no âmbito de sua especialidade;
  • Realizar perícias, emitir e assinar laudos técnicos e pareceres, de acordo com o currículo efetivamente realizado;
  • Atuar, conjuntamente com profissionais da área médica, em serviços de radioterapia, radiodiagnóstico, proteção radiológica e de outros para os quais esteja legalmente habilitado;
  • Planejar executar pesquisas científicas em instituições públicas e privadas, na área de sua especialidade profissional;
  • Projetar e desenvolver dispositivos, equipamentos e sistemas em instrumentação científica, fontes de energia, instalações radiativas e nucleares, proteção de meio ambiente, telecomunicações, integração de sistemas eletrônicos e ópticos.